PEÇAS







14 de mai. de 2009

PASSEIO CUNHA - 12/05/2009



Mieko
"A opção pelo "Noborigama", é uma opção por uma vivência mais completa, natural e sensível no processo de se fazer cerâmica.
Fazemos artesanalmente a nossa própria argila, que é extraída da região, de acordo com o que nos propomos a realizar, como esculturas, objetos de uso ou propostas diversas. A lenha do eucalipto, plantado em abundância no Município, é rachada, selecionada e organizada para cada queima.
Preparamos nossos esmaltes com fórmulas próprias, pesquisamos e experimentamos materiais naturais que colhemos do solo e, utilizamos cinzas recolhidas de queimas anteriores na composição de alguns deles.
Queimamos as peças de cerâmica a uma temperatura de 1.350°C . Até chegarmos ao resultado final, são feitas duas queimas: na primeira, que chamamos de biscoito, com a duração aproximada de 20 horas, chega-se à temperatura de 800° C a 900° C; após a aplicação de desenhos, efeitos complementares e esmaltes, chegamos à segunda, que chamamos de queima de esmaltes, com duração média de 24 horas. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário