PEÇAS







5 de jan. de 2011

Cursos de Artes na USP

Cursos de Artes na USP
O Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para Cursos de Artes de curta duração para o primeiro semestre de 2011.

O Departamento de Artes Plásticas tem, ao longo dos anos, demonstrado uma especial atenção para com a comunidade da cidade de São Paulo ao manter regularmente cursos de curta duração. Tais cursos têm por objetivo tornar acessível ao público externo, parte do conhecimento que, em geral, é oferecido exclusivamente aos alunos de graduação. Os cursos atendem a uma demanda crescente de pessoas interessadas no aprendizado das práticas e conceitos que regem o fazer artístico, dando a possibilidade de atuar nos ateliês do Departamento. Para o primeiro semestre de 2011 serão oferecidos quatro cursos. Dois voltados para o público adulto, um para crianças e um para adolescentes.

O curso “Fundamentos da Cerâmica” se propõe a fornecer fundamentos da prática da Cerâmica através de procedimentos específicos de construção, modelagem, engobe e esmaltação, visando capacitar o aluno para a concretização de projetos artísticos pessoais.

A professora Rosani Vieira é artista plástica com grande domínio sobre as técnicas de esmaltação. Dá aulas no Departamento de Artes Plásticas e em outros ateliês da cidade de São Paulo.

- 20 vagas

- público alvo: acima de 16 anos

- de 08 de março a 21 de junho

- segundas-feiras, das 14 às 18h

- custo: R$ 250,00/mês

O curso “Gravura em Metal”, irá tratar dos vários aspectos que compõem o processo de realização de uma gravura. Desde a gravação da chapa, seja com ácidos, buril ou ponta-seca, envolvendo vernizes ou breu, passando pela preparação da tinta e pela técnica do entintamento da chapa, até o trato do papel e a impressão final.

O professor Antonio Albuquerque trabalha com técnicas de gravura há quarenta anos, foi gravador nos ateliês de importantes artistas plásticos paulistanos.

- 15 vagas

- público alvo: acima de 16 anos

- de 10 de março a 30 de junho

- quartas-feiras, das 14 às 18h

- custo: R$ 200,00/mês

O “Ateliê de Artes para Crianças”, sob a coordenação da Profª Drª Christina Rizzi, foi desenvolvido para receber crianças de 7 a 12 anos. São duas turmas distintas a acontecer sempre às terças-feiras, pela manhã e à tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos deverão trazer material a ser utilizado em sala de aula.

- 20 vagas na turma da manhã

- 20 vagas na turma da tarde

- público alvo: de 7 a 12 anos

- terças-feiras – das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30

- gratuito

“Vivências com a arte para jovens e adolescentes” é um curso de extensão dirigido a jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos, vinculado ao Laboratório Didático-Pedagógico de Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais, sob coordenação da Profª Drª Sumaya Mattar Moraes. Tem como objetivo propiciar a vivência de experiências que fomentem a descoberta e o contato com a arte, despertem o gosto pela produção artística e a fruição, incentivando ao desenvolvimento de um percurso poético próprio e à participação ativa e inventiva no meio sócio-cultural. O curso constitui-se de experiências individuais e coletivas voltadas para a produção artística e a apreciação estética, articuladas em torno de obras, linguagens e procedimentos artísticos diversos, tais como: desenho, gravura, pintura, escultura, modelagem, fotografia, vídeo e instalação, além de propostas de caráter interdisciplinar envolvendo: artes plásticas, música, teatro, conto e linguagem corporal.

- 20 vagas

- público alvo: de 13 a 18 anos

- sextas-feiras – das 14h30 às 16h30

- gratuito

Serviço:

Inscrições: de 01/02/2011 até 11/03/2011

Local: Departamento de Artes Plásticas, ECA/USP

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443

Cidade Universitária

Contato: Raul Cecilio Telefone: 3091-4430

email: extensao.cap@usp.br

end. eletrônico: www.cap.eca.usp.br

Cursos de Artes na USP

O Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para Cursos de Artes de curta duração para o primeiro semestre de 2011.

O Departamento de Artes Plásticas tem, ao longo dos anos, demonstrado uma especial atenção para com a comunidade da cidade de São Paulo ao manter regularmente cursos de curta duração. Tais cursos têm por objetivo tornar acessível ao público externo, parte do conhecimento que, em geral, é oferecido exclusivamente aos alunos de graduação. Os cursos atendem a uma demanda crescente de pessoas interessadas no aprendizado das práticas e conceitos que regem o fazer artístico, dando a possibilidade de atuar nos ateliês do Departamento. Para o primeiro semestre de 2010 serão oferecidos cinco cursos. Três voltados para o público adulto, um para crianças e um para adolescentes.

O curso “A representação fotográfica na impressão” pretende desenvolver em conjunto com os alunos a padronização, visualização de arquivos digitais em monitor e a padronização de impressão em tinta mineral de permanência. Partindo de um computador novo, uma impressora sem padronização e uma tela sem calibração criar um sistema que permita pré-visualizar as imagens, imprimi-las com as cores e densidades planejadas e aprofundar as discussões da representação da cor na fotografia.

Justificativa: Possibilitar a inserção de técnicos, professores e estudantes em geral no espaço experimental, público e gratuito visando o aprimoramento na área fotográfica através de técnicas e software específicos.

- 18 vagas

- público alvo: alunos de graduação, pós-graduação, técnicos de museus e de escolas, professores de fotografia

- de 07 de abril a 27 de maio

- quartas-feiras, das 14 às 18h

- custo: gratuito

Inscrição: 01 de fevereiro de 2011 a 06 de abril 2011

O curso “Habitando a vestimenta: inter-relações entre corpo, espaço e vestimenta”

- Refletir sobre a espacialidade do ‘vestir’ na história e hoje, bem como, apontar um futuro para a vestimenta, - Discutir novos modos de abrigar e habitar; - Inter-relacionar os campos do design, moda, arte, design e arquitetura, etc; - Inspirar outras pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de projetos e produtos coerentes com um ‘futuro portátil’, nômade e consciente dos recursos tecnológicos e sustentáveis disponíveis.

- 23 vagas

- público alvo: alunos de graduação, pós-graduação, técnicos de museus e de escolas, professores de fotografia

- de 05 de abril a 29 de abril

- terças-feiras, das 19 às 22h e quintas-feiras, das 19 às 22h

- custo:

Inscrições: 01/03/2011 a 04/04/2011

O curso “Desenho: Riscos de Percurso”
Instigar reflexões sobre desenho em suas diversas constituições; promover diálogos sobre o desenho e sobre a produção individual de cada aluno; incentivar a construção de uma linguagem própria por meio do desenho; contextualizar o trabalho dos alunos, estabelecendo relações com produções artísticas e culturais de diversas épocas.

- 33 vagas

- público alvo: Artistas, estudantes de arte e demais interessados

- de 16 de março a 29 de junho

- quartas-feiras, das 19 às 22h

- custo:

Inscrições: 01/03/2011 a 15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário